Monday, 2 May 2022

Soberania de Deus

(Traduzido de A. J. Higgins, Truth and Tidings)


Duas vezes no Novo Testamento lemos de decretos feitos pelo imperador de Roma — decretos que Deus usou para fazer a Sua própria vontade! O imperador de Roma foi uma mera caneta nas mãos de Deus para escrever mais uma página da História.


Em Lucas capítulo dois lemos do decreto ordenando que todos voltassem às suas cidades para um censo. O resultado é a história bem conhecida da viagem de José e Maria, de Nazaré até Belém, para o nascimento do Senhor Jesus. O decreto de César foi um instrumento divino para o cumprimento de Miquéias 5:2.


Anos depois, outro César publicou um decreto que afetou a vida de milhares de pessoas — todos os judeus deveriam deixar Roma (Atos 18). Outro casal (Aquila e Priscila) teve que deixar sua casa por causa dos caprichos de um homem mau. Mais uma vez, porém, por trás do decreto de César havia o desígnio de Deus — estabelecer uma igreja local na cidade de Corinto. Logo depois que esse casal chegou em Corinto, Paulo também chegou — e a casa deles tornou-se a base para a obra do Evangelho naquela cidade.


Ao nosso redor, o mundo está mergulhado no caos, mas nos conforta saber que Deus continua em controle. Não usamos a soberania de Deus como um mecanismo de fuga — mas descansamos nela com confiança absoluta na Palavra de Deus.


“Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o  inclina a todo o Seu querer” (Pv 21:2).





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?