Sunday 15 May 2022

A oferta pacífica

Continuando as meditações aos domingos sobre as ofertas mencionadas em Levítico 1 a 7, chegamos hoje na oferta central das cinco, que fala dos benefícios plenos que nós recebemos pela morte de Cristo.


Cada oferta tem uma característica única, que destaca o enfoque principal daquela oferta. No holocausto, toda a carne do animal era queimada sobre o altar; na oferta de alimentos, não havia sangue. Em relação à oferta pacífica, creio que o detalhe singular que resume o enfoque desta oferta é o fato que todos (Deus, sacerdotes e ofertante) recebiam uma porção dela — todos comiam da carne do animal sacrificado.


Nas primeiras duas ofertas é destacado o prazer que Deus tem no sacrifício de Seu Filho — uma vida perfeita (oferta de alimentos) oferecida numa morte perfeita (holocausto). Nas últimas duas, vemos a necessidade da morte de Cristo, por causa do nosso pecado e das nossas transgressões. Mas aqui, na oferta central, vemos a paz que é o resultado inevitável de tudo isto.


Aqui aprendemos que, se Deus está satisfeito com o sacrifício de Cristo (como o holocausto e a oferta de alimentos mostram); se meu pecado e culpa foram removidos por este sacrifício (como ensinam as ofertas pelo pecado e pela culpa); então posso desfrutar de paz com Deus!


Como cantamos: “Deus contente está com Cristo; eu contente estou também” (H. e C. 242). Que glorioso pensar nisto neste primeiro dia da semana! Deus contempla a cruz do Calvário, e não vê nenhum defeito naquele sacrifício; tudo que a justiça santa de Deus exigia foi cumprido pelo Senhor naquele holocausto perfeito! Da mesma forma, eu olho para o Salvador ali pregado e vejo que toda a minha culpa foi removida; estou perfeitamente purificado através daquela oferta pelo pecado. Deus está satisfeito com o Calvário; eu encontro ali tudo que preciso — então Deus e o pecador arrependido podem encontrar-se aos pés da cruz em verdadeira comunhão pacífica!


Nas primeira duas ofertas podemos ver os passos que Deus deu em nossa direção; nas últimas duas, vemos os passos que nós devemos dar para nos aproximarmos dEle; e na oferta pacífica, Deus e o pecador se encontram, e desfrutam de paz em Cristo. Quando alcançamos paz com Deus, chegamos ao alvo — estamos no paraíso!


A oferta pacífica, portanto, representa a paz e a consequente comunhão que o salvo tem direito de desfrutar. “Tendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus” (Rm 5:1). Já temos paz — para desfrutar desta paz, num sentido prático, precisamos apreciar o valor da morte de Cristo.


Louvemos hoje ao nosso bendito Salvador. Com um único sacrifício Ele satisfez perfeitamente à justiça de Deus, tirou-me do poço de pecado em que eu vivia, e fez-me assentar à mesa em comunhão com Deus!


“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5:1)


“Com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hb 10:14).





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?