“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Com ligeiras variações de tradução, esta verdade se encontra nos três primeiros livros da parte poética da Bíblia: Jó (28:28), Salmos (111:10) e Provérbios (1:7, 9:10). Sendo repetida desta forma, percebemos sua importância. Mas o que ela significa?
Primeiro, podemos afirmar que “o temor do Senhor” não significa que tememos alguma mal que Ele possa nos fazer. Afinal, I João 4:18 diz que o verdadeiro amor lança fora o temor. Nós cremos no amor de Deus, por isso confiamos nEle — não temos medo de nosso Pai.
O que é, então, temer a Deus? Nestes contextos, “temor” não significa “medo, pavor”, mas “respeito, reverência”. Não é algo contrário ao amor (como o medo é), mas é fruto do amor. Tememos a Deus porque Ele é grande, sim — mas mais do que isso, tememos a Deus porque Ele cativou nosso amor!
Certo dia Deus disse a Abraão: “Agora sei que temes a Deus, e não Me negaste teu filho, teu único filho” (Gn 22:12). Eis a grande prova de que há temor de Deus no coração: não negar nada a Deus! Dar a Ele o primeiro lugar sempre, e literalmente.
Somos sábios? Tememos a Deus?
© 2022 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment