Tuesday, 24 May 2022

Esdras e Neemias

Ontem pensamos resumidamente sobre o quanto Elias e Eliseu eram diferentes um do outro, mas trabalharam juntos. Vemos o mesmo princípio em Esdras e Neemias, como destacado por A. J. Higgins (“O Caminho” 65).


Quando Esdras ouviu do fracasso do povo em manter-se separado, ele arrancou os cabelos da sua cabeça, rasgou suas vestes e se assentou atônito e em arrependimento perante Deus (Ed 9:3). Poucos anos depois, Neemias enfrentou uma situação semelhante — o que ele fez? Ele arrancou os cabelos dos culpados, e não os seus! (Ne 13:25)


Há mais contrastes entre os dois. Quando Neemias viajou para Jerusalém, ele foi acompanhado pelos soldados do rei. A consciência de Esdras, no entanto, não permitiu que ele pedisse soldados para protegê-lo depois de ter testificar sobre o cuidado soberano de Deus (Ed 8:21-23). Será que um estava certo e o outro errado? O que temos aqui não é uma ética que se adapta às circunstâncias, mas sim personalidades diferentes e consciências sensíveis reagindo a situações parecidas, porém diferentes.


Quem quiser meditar mais neste assunto encontrará outras duplas contrastantes na Palavra de Deus: Ageu e Zacarias, Pedro e João, Paulo e Timóteo, etc.


Como concluímos ontem: somos diferentes, sim — mas somos todos alvo do amor de Deus, e todos temos o mesmo objetivo (amar e engrandecer ao Senhor); vivamos à luz disto!





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?