Wednesday 28 October 2020

Escondido — Meditações 199

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quarta-feira, 28/10/2020

Escondido — Meditações 199

Quando crianças (ou adultos) brincam de esconde-esconde, procuram sempre o melhor esconderijo. Jeremias e seu escrivão, Baruque, aperfeiçoaram esta arte: “Deu ordem o rei ... que prendessem a Baruque, o escrivão, e a Jeremias, o profeta; mas o Senhor os escondera” (Jr 36:26). Todos os exércitos do rei falharam na busca pelos dois!

É verdade que o mérito disso não foi de nenhum dos dois, mas do Senhor que os escondeu! E nós, espiritualmente, podemos desfrutar disto. Duas vezes Davi fala sobre ser escondido pelo Senhor.

Na primeira, ele revela sua confiança pessoal: “No dia da adversidade me esconderá no Seu pavilhão; no oculto do Seu Tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha” (Sl 27:5).

Na segunda, ele descreve a experiência daqueles “que em Ti confiam na presença dos filhos dos homens. Tu os esconderás, no secreto da Tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas” (Sl 31:20).

Os dois Salmos transbordam de expressões confiantes: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? ... Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria ... Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá ... Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes ... Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” — “Em ti, Senhor, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela Tua justiça ... Nas Tuas mãos encomendo o meu espírito; Tu me redimiste ... não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso. Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus. Os meus tempos estão nas Tuas mãos ... Oh! Quão grande é a Tua bondade, que guardaste para os que Te temem ... o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba. Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.”

Realmente, se Deus nos esconde, “a quem temerei?”

“A vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3:3).

“Que bendita segurança
Deus ao crente em Cristo dá,
Quando diz que sua vida
Escondida nEle está!”
(H. e C. 392)




© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?