Terça-feira, 13/10/2020
O carneiro Judas — Meditações 184
O irmão Walter Godfrey Bowen nasceu na Nova Zelândia em 1922, e em 1988 publicou um livro interessantíssimo sobre o Salmo 23. Ele tem autoridade para falar sobre pastores e ovelhas, pois foi pastor de ovelhas durante décadas. Ele inventou o “método Bowen” de tosquiamento, foi condecorado pela rainha do Reino Unido e pelo presidente russo Khruschev pela sua contribuição à ovinocultura, e é reconhecido mundialmente como uma autoridade em relação às ovelhas.
No seu livro, ele fala com clareza sobre como é fácil para uma ovelha se desviar do caminho conhecido por ela, e como esse princípio é usado por aqueles que trabalham com o abate de ovelhas. Na Nova Zelândia, onde 40 milhões de ovelhas eram abatidas por ano, é costume usar um “carneiro Judas” para facilitar o abate das ovelhas. “Carneiro Judas” é o nome dado a um macho castrado, grande e dócil, que é acostumado a caminhar até o local de abate. As pobres ovelhas, sem nenhuma noção do que está acontecendo, andam cegamente atrás do “Judas” até o local do abate. Lá ele passa por uma pequena porteira que é imediatamente fechada — as ovelhas são então abatidas, e o Judas volta ao rebanho para trazer mais uma leva de ovelhas para o matadouro!
Devemos perguntar a nós mesmos: “A quem estou seguindo?” “Seguir” é um verbo que tomou outro sentido no mundo virtual em que vivemos — e como é assustador ver jovens cristãos “seguindo” pessoas imorais e frívolas! Qual proveito pode vir disto? Que tipos de perigos se escondem neste caminho?
Irmão(ã), cuidado quem você segue! O Senhor Jesus disse sobre Si mesmo: “... as ovelhas ouvem a Sua voz, e chama pelo nome às Suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as Suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas O seguem, porque conhecem a Sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” (Jo 10:3-5).
A quem estou seguindo? Aonde ele me conduz? Só o Bom Pastor, que morreu por mim, me conduz aos pastos verdejantes. Cuidado! Há outros que só me fazem andar em círculos — e há muitos “carneiro Judas” disputando minha atenção!
Cuidado!
© 2020 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment