Friday 2 October 2020

Vinde a Mim — Meditações 173

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sexta-feira, 02/10/2020

Vinde a Mim — Meditações 173


Um monumento no Reino Unido retrata a morte da pequena princesa Elizabeth (1635-1650) que tinha apenas 14 anos quando morreu. Ela estava presa na época devido à guerra civil, e sua saúde frágil a levou à morte. Seu corpo foi encontrado ao lado da Bíblia que ela ganhara de seu pai no ano anterior. O rei havia sido preso pelos revolucionários, e na última visita que seus filhos puderam lhe fazer antes dele ser decapitado, ele dera a Bíblia para sua filha Elizabeth, instruindo ela e seu irmão a perdoarem os revolucionários, mas jamais confiarem neles.

Anos depois, após sua família assumir novamente o trono, o monumento foi construído. Nele, sua cabeça está reclinando sobre uma Bíblia aberta, onde se lê: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Foram estas palavras que consolaram a pequena princesa na hora da sua morte.

Quantas vezes já ouvimos estas palavras — mas ela continuam sendo impressionantes. Imagine um Homem de pouco mais de trinta anos de idade dizendo: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei!” Quem ousaria fazer uma afirmação tão sublime como esta? Só um louco megalomaníaco ... ou Deus manifesto em carne!

Eu choro vendo a dor de alguns ao meu redor, mas reconheço que não posso fazer nada por eles. Na minha fraqueza, só ouso tentar ajudar um ou dois casos mais simples — e ainda assim, sinto que estou afundando debaixo do peso! Mas eis que Ele chama todos — isso mesmo, todos — e promete, com tanta naturalidade: “Eu vos aliviarei!”

Todos, Senhor?”

“Sim, todos, sem exceção!”

É quase inacreditável! Ele está dizendo: “Não importa quantos sejam; não importa quão destroçado esteja o coração de cada um; vinde a Mim, todos, e achareis descanso para as vossas almas!”

Que maravilha! Agostinho (354-430) escreveu: “Tenho lido muita coisa linda e maravilhosa em Platão e Cícero, mas nada que se compare com isso: ‘Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei’.”

Realmente, “jamais alguém falou como esse Homem” (Jo 7:46).

Me perdoe por não te ajudar a suportar a tua carga; o máximo que consigo fazer é orar por ti, e trazer à tua memória estas palavras tão lindas ditas por este Salvador tão sublime: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei!”


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?