Saturday 17 October 2020

Vamos! Vinde! — Meditações 188

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sábado, 17/10/2020

Vamos! Vinde! — Meditações 188

Deuteronômio cap. 13 é um capítulo pesado e solene — mas ele realça de forma sublime a autoridade das palavras do Senhor Jesus Cristo.

O capítulo mencionado trata de três aspectos de um mesmo problema: alguém querendo roubar o coração do povo. Três vezes lemos a palavrinha: “Vamos” (vs. 2, 6, 13) — um convite para ir após outros deuses. Poderia ser um profeta falso (vs. 1-5), fazendo sinais e prodígios; poderia ser “teu irmão … ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio” (vs. 6-11); poderia ser uma cidade inteira (vs. 12-18). Em todos os casos, a atitude correta era a mesma: quem fez o convite falso deveria morrer! No caso central, o mais comovente, onde é uma pessoa próxima que tenta seduzir, a palavra é mais dura ainda: “Não terás piedade … a tua mão será a primeira contra ele, para o matar”!

Se Deuteronômio 13 apresenta três vezes o convite: “Vamos após outros deuses”, os evangelhos registram três ocasiões quando o Senhor disse: “Vinde!”

Em contraste com o chamado do falso profeta, o Senhor Se levantou no Templo, no meio dos adoradores, “e clamou: Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba!” (Jo 7:37).

Em contraste com a cidade inteira que foi seduzida, o Senhor Jesus, logo após censurar algumas cidades pela sua incredulidade (Mt 11:20-24), disse para o povo em geral: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei!” (Mt 11:28).

Em contraste com o caso central em Deuteronômio, de alguém muito próximo, Marcos relata como o Senhor Jesus encontrou “Simão, e André, seu irmão”, e disse aos dois, em particular: “Vinde após Mim, e Eu farei que sejais pescadores de homens” (Mc 1:17).

Quem é este que chama o povo a ir até Ele? Deuteronômio é muito claro: “Após o Senhor teu Deus andareis … e a Sua voz ouvireis … e a Ele vos chegareis” (13:4). Qualquer pessoa que convida o povo a qualquer alvo que não seja o Deus eterno deve ser morto, sem piedade!

Ah, mas não há contradição alguma entre o Pentateuco e os Evangelhos, pois este que ousa dizer: “Venha a Mim … Vinde a Mim … Vinde após Mim” é o mesmo Jeová que tirou Israel do Egito! É dEle que Moisés escreveu em Deuteronômio — e Ele tinha plena consciência disto quando chamou todos a Ele!

Realmente, “jamais alguém falou como esse Homem” (Jo 7:46).




© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?