Monday 19 October 2020

Momento — Meditações 190

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Segunda-feira, 19/10/2020

Momento — Meditações 190

Ocorrências de palavras ou assuntos.

Hoje, ao invés de considerar uma palavra que ocorre três vezes na Bíblia, quero destacar três palavras sinônimas (todas significam “um momento”), cada uma das quais ocorre apenas uma vez na Bíblia. Elas nos falam do nosso bendito Salvador, da nossa bendita esperança, e do nosso glorioso futuro.

a. Um momento de tentação: “E o diabo, levando-O a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo” (Lc 4:5).

A palavra aqui é stigme, que literalmente quer dizer “um ponto”. Este trecho nos mostra a santidade e pureza do Senhor, que, sendo tentado durante quarenta dias, nunca sucumbiu (e não poderia, pois Ele é incapaz de pecar). Além disto, vemos aqui o tempo em relação ao mundo espiritual. Num momento de tempo, Satanás e o Senhor viram todos os reinos do mundo, e toda a glória deles. Como isto foi possível? Não sei — mas percebemos aqui um pouco de como o tempo no mundo espiritual é diferente. Homens carnais são limitados a ver as coisas de forma linear — no mundo espiritual (de anjos, demônios, e homens que partiram desta vida), as regras obviamente são outras. É interessante pensar nisto, mesmo que não o entendamos plenamente.

b. Um momento de transformação: “Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados num momento, num abrir e fechar de olhos” (I Co 15:52).

A palavra aqui é atomos (de onde vem nossa palavra “átomo”). O átomo representava a unidade indivisível, a menor partícula da matéria. Em figura, vemos aqui o tempo em relação ao poder de Deus. Num átomo de tempo, na menor fração imaginável de tempo, Deus irá ressuscitar os salvos mortos e depois transformar os salvos vivos (não simultaneamente, mas em duas etapas distintas, como I Tessalonicenses 4 deixa claro). Que poder imenso será manifestado, para realizar uma transformação tão grande, em dois grupos distintos, cada um deles com milhões de componentes, e tudo isto num átomo de tempo!

c. Um momento de tribulação: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (II Co 4:17).

A palavra aqui é parautika (“imediato”, “presente”): “a tribulação deste momento”. O contraste é do tempo em relação à eternidade. Tempo é relativo — o que parece demorado e longo hoje, será visto como tendo sido “momentâneo” na eternidade. Veja o contraste entre a “leve e momentânea” tribulação e o “peso eterno” de glória no futuro.

Neste grupo de três palavras únicas vemos mais uma vez a perfeição da Palavra de Deus, e a grandeza do Criador do tempo. Em Lucas é como se uma lente grande-ocular nos mostrasse muito mais do que imaginamos ser possível de ver num momento de tempo; em I Coríntios, o tempo passa em câmera-lenta (quanta coisa acontece num momento de tempo!); e em II Coríntios Deus nos mostra que este momento presente de tribulação passará, e será substituído por uma eternidade de glória!

Que nota gloriosa para encerrarmos! Não é apenas que a tribulação dará lugar à glória — é mais do que isto! A nossa leve tribulação deste momento produz para nós um peso eterno de glória mui excelente!

Continuemos, então, marchando rumo à glória. É só mais um momento!


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?