Friday 30 October 2020

Aquietais-vos — Meditações 201

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sexta-feira, 30/10/2020

Aquietais-vos — Meditações 201

Lendo o Salmo 46 hoje de manhã, chamou-me a atenção o contraste introduzido pelo v. 4.

Nos primeiro três versículos, o barulho e a confusão vão aumentando. Depois de uma afirmação de que Deus é nosso refúgio (v. 1), lemos da Terra se transtornando (como traduz a Atualizada), os montes sendo transportados para o meio do mar, as águas rugindo e se perturbando, e os montes sendo abalados. Tudo é caos, confusão, e barulho.

No final do v. 3 temos a palavrinha “Selá”, indicando uma pausa — e depois vêm as palavras que tanto me impressionaram.

Se fosse uma música, o começo seria um “crescendo” — a intensidade sonora vai aumentando mais e mais. Trombetas soam, o piano é tocado com vigor, e inconscientemente ficamos na beirada da cadeira, prontos para nos colocar de pé num salto. Até que o “Selá”, como uma fermata, leva a orquestra inteira a segurar a última nota tocada — os tambores param de rufar, e o som lentamente se perde no tempo. No silêncio que segue, uma flauta solitária toca suavemente as próximas notas: “Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; ela não se abalará!”

É como se alguém acendesse a luz no meio de um pesadelo escuro e tenebroso, e tudo voltasse ao normal. O Salmista diz, com calma confiança: “Deixe a Terra se transtornar; não se preocupem com os montes sendo lançados no mar, ou as águas rugindo, ou qualquer outra coisa — esqueça isto! Há um rio, irmãos! Sim, há um rio cujos correntes alegram a cidade de Deus, e Deus está no meio desta cidade! Aquietai-vos!”

Há um rio! Ele já existe; ele flui continuamente; e as suas correntes trazem alegria na presença de Deus!

Que mensagem preciosa para estes dias de confusão, clamores vãos, e consternação! Eis a mensagem do Salmo, em resumo: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos … Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus … Vinde, contemplai as obras do Senhor … Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus … o Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”

Há muita confusão hoje — no mundo, e no meu coração. Mas há também um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus! E se o rio falasse, ele repetiria as palavras do v. 10: “Aquietais-vos, e aprendei que Eu sou Deus!”


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?