Friday 9 October 2020

Repetições — Meditações 180

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sexta-feira, 09/10/2020

Repetições — Meditações 180

Creio ser correto dizer que todo mundo prefere ver, e ouvir, coisas novas — e não há necessariamente nada de errado nisto. É emocionante descobrir mais uma perfeição das Escrituras, ou ver, pela primeira vez, uma das inúmeras obras-primas de Deus que existem na natureza.

Mas devemos tomar cuidado para não sermos condenados junto com os atenienses, dos quais disse o Espírito Santo através de Lucas: “Todos os atenienses, e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade” (At 17:21).

Melhor será lembrarmos do que o Senhor Jesus disse: “todo o escriba instruído acerca do reino dos Céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas” (Mt 13:52).

Paulo seguiu esse conselho do Senhor: “Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós” (Fp 3:1).

Pedro foi ainda mais enfático: “Por isso, não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade … também eu procurarei em toda a ocasião, certificar-me que, depois da minha morte, tenhais lembrança destas coisas” (II Pe 1:12-15).

Isso não quer dizer que vamos ficar repetindo o “a-b-c” a vida inteira. É claro que não podemos ficar bebendo só leite; precisamos avançar para o alimento sólido (Hb 5:11-14). Mas nosso progresso deve ser sempre no mesmo caminho, rumo ao mesmo alvo, sem sermos atraídos e seduzidos por novidades ilusórias.

E para isso o alicerce doutrinário sobre o qual construímos precisa ser constantemente apresentado aos nossos corações. Temos a tendência de esquecer o que aprendemos, e gerações novas nunca saberão se não forem ensinadas — portanto, valorizemos as repetições!


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?