Segunda-feira, 26/10/2020
Martureo — Meditações 197
Ocorrências de palavras ou assuntos
Continuando o assunto de grupos de três na Bíblia, quero destacar a palavrinha grega martureo (“testificando”). Ela ocorre bastante no NT (79 vezes), mas três destas ocorrências formam um grupo à parte, pois nelas não lemos de homens testificando de homens, nem de Deus testificando do Seu Filho, mas de Deus testificando de algum ser humano. Só três vezes Ele faz isto.a. Gentios, aptos a servir (At 15:8). Pedro conta como ele viu, na casa de Cornélio, gentios receberem o Espírito Santo. Ele entendeu que, através disto, Deus testificava que não havia distinção entre estes e os judeus; ambos podiam servi-Lo. A separação que existia na antiga aliança havia sido removida.
Qualquer pessoa salva pela graça de Deus neste dispensação tem o Espírito Santo habitando dentro de si (Rm 8:9, Jo 7:38-39). Em outras palavras, está apto a servir a Deus.
b. Davi, disposto a servir (At 13:22). Paulo lembra como o Senhor mesmo “deu testemunho” acerca de Davi, dizendo: “Executará toda a Minha vontade”.
Que testemunho precioso! E nós? Queremos também servir a Deus? Desejamos fazer toda a Sua vontade? Ele poderia testemunhar assim de nós?
c. Abel, preparado para servir (Hb 11:4). Os gentios na casa de Cornélio tinham o direito de servir; Davi tinha o desejo de servir; mas Abel tinha algo mais: discernimento para servir. Deus deu “testemunho dos seus dons” — isto é, Deus testemunhou que a oferta de Abel havia sido aceita, enquanto a de Caim foi rejeitada.
Para realmente servir a Deus, não basta ter o direito para tal, nem apenas vontade; é necessário estar preparado! Veja II Tim. 2:15, 3:16-17.
Como está a nossa situação?
© 2020 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment