Friday 16 October 2020

Esperando — Meditações 187

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sexta-feira, 16/10/2020

Esperando — Meditações 187

Salomão escreveu: “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas” (Ec 11:5-6).

Neste incentivo ao trabalho, repare que três opções apenas são sugeridas: (i) proveito da primeira semente, (ii) proveito da segunda, ou (iii) proveito de ambas. A possibilidade de ambas fracassarem não é sugerida!

George MacDonald (citado em Pearls from many seas) disse: “Aprenda duas coisas: (i) nunca desanime por ver como as coisas avançam devagar aqui na Terra, e (ii) nunca deixe de fazer, diariamente, o bem que estiver ao teu alcance. Não tenha pressa, mas seja diligente. Compartilhe da sublime paciência do Senhor. Deus espera; e por que nós não esperaríamos? Permita que a paciência tenha sua obra perfeita (Tg 1:4), e produza seus frutos celestiais.”

Ficamos animados quando vemos fruto do nosso trabalho, e desanimados quando este não aparece. Mas lembre que Noé passou muitos e muitos anos pregando sem ver resultados, enquanto Jonas viu uma cidade inteira se converter no primeiro dia de pregação!

O Senhor Jesus Cristo passou três anos pregando por toda a Judeia, com poucos resultados visíveis — Pedro viu quase três mil pessoas serem salvas na sua primeira pregação!

Quando Esdras voltou a Jerusalém após o cativeiro, por que Neemias não o acompanhou? Demorou vinte anos para ele ir! Quando ele finalmente foi, trabalhou ombro a ombro com Esdras, e deixou sua marca na história de Israel — mas o que será que Esdras pensava durante aqueles vinte anos? “Ninguém me ajuda a cuidar desse povo! Ninguém mais se preocupa!”

Certamente foram vinte anos difíceis; mas na hora certa o Senhor despertou o coração de Neemias, e a obra foi feita.

E assim é até hoje. Gostamos (muito) de ver resultados positivos do nosso trabalho e receber elogios, mas devemos trabalhar simplesmente para o Senhor, não por resultados ou reconhecimento. Na hora certa, veremos o fruto!

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (I Co 15:58).




© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?