Saturday 10 October 2020

Sete picos — Meditações 181

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sábado, 10/10/2020

Sete picos — Meditações 181

Muitos já tem escrito sobre os “sete picos de montanha” na experiência do Senhor aqui na Terra — uma forma de tentar resumir os eventos principais na história da redenção. Cada um destes picos está rodeado de muitos detalhes interessantes e preciosos, e é bom sermos detalhistas no estudo desta vida tão singular — mas um resumo tem a vantagem de nos ajudar a ver a relação que os detalhes têm uns com os outros.

O primeiro destes eventos fundamentais é, obviamente, a entrada dEle neste mundo. Este evento engloba um ano ou mais, desde os anúncios de Gabriel a José a Maria, Sua concepção, Seu nascimento, a visita dos pastores e dos magos, e tantas outras coisas preciosas.

Formando um paralelo com isto, temos o sétimo evento: a saída dEle desta Terra. Este “pico” abrange os quarenta dias desde a Sua ressurreição até a Sua ascensão. Se a forma como Ele entrou no mundo (Sua concepção e nascimento) mostram que Ele era digno de tratar do problema do pecado, a forma como Ele saiu (Sua ressurreição e ascensão) mostram a realidade da Sua vitória sobre o pecado.

O segundo “pico” é o Seu batismo, Sua primeira manifestação pública. Discretamente, mas maravilhosamente, Ele entrou no mundo; trinta anos depois, Deus O apresentou publicamente ao mundo através do batismo.

A palavra “batismo” é usada figurativamente da Sua morte (Lc 12:50, por exemplo). Assim, este segundo evento forma um paralelo com o sexto, que é justamente a Sua morte. Quanto já foi escrito sobre este evento — quanto mais ainda precisa ser conhecido sobre a morte do Autor da vida!

Em terceiro lugar temos a Sua tentação, que durou apenas quarenta dias — mas como foram longos aqueles dias! Como é escuro e misterioso aquele deserto!

Igualmente escuro, e igualmente misterioso, é o jardim do Getsêmani, o quinto pico de montanha na jornada do Senhor. Ele esteve ali pouco tempo — será que chegou a uma hora? Mas como foram longos aqueles minutos! As orações, o suor como sangue, o anjo, os soldados caindo ao chão — quem pode avaliar tudo isso? O deserto da tentação e o jardim da prisão são terra santa, onde precisamos tirar as sandálias dos pés (Êx 3:5).

Isolado, no meio, temos o quarto pico de montanha — a transfiguração. Não há nada na experiência terrestre dEle que possa se comparar à transfiguração em termos de glória e majestade. É um prelúdio da Sua glória futura.

Eis o resumo de uma vida perfeita:

  1. Entrada no mundo;
  2. Batismo;
  3. Tentação;
  4. Transfiguração;
  5. Getsêmani;
  6. Calvário;
  7. Retorno ao Céu.

“Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém” (Jo 21:25). Mas que este resumo nos ajude a apreciar melhor Sua passagem por este mundo. Foi uma passagem tão curta; foi a tanto tempo; mas só a eternidade será suficiente para medir seus efeitos!


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?